terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Viagens por mi España: Toledo alternativo III - Guadamur


Para fechar estes 3 capítulos de Toledo alternativo, vou-vos falar, como não, de Guadamur, uma aldeola a 12 Km de Toledo. À parte o bonito castelo e a fábrica do afamado queijo manchego de Guadamur, Flor de Guadamur, que fazem desta aldeia um lugar tão bonito não há, aparentemente, mais nada para ver. Infelizmente as infraestructuras hoteleiras são inexistentes deixando patente a falta de visão e sentido de oportunidade das autoridades e particulares locais. Guadamur é um potencial para o turismo porque está no epicentro de um sem fim de pontos de interessente turistico de Castila La-Mancha.

Bom, como dizia, aparentemente Guadamur não tem práticamente nada, no entanto, um passeio pelo tempo e revelam-se uma série de marcos importantes. Por exemplo, conta-se que no Séc. XVI, Joana, a Louca, pernoitou no castelo. Até hoje as crianças dizem que o fantasma da Rainha ronda a aldeia. Contudo, o que faz de Guadamur um lugar de referência nos livros é o descobrimento, no Séc.XIX, do tesouro de Guarrazar, o  tesouro dos reis visigodos, do qual fazem parte as coroas dos famosos reis Recesvinto e Suintila.

Certo dia um casal que tinha ido a Toledo para que a sua filha fizesse o exame de professora, ao passar por Guadamur, depois de ter caído uma grande chuvada, viram que algo brilhava e, ao perceberem que se tratavam de objectos de valor, voltaram à noite para investigar. Ao encontrarem parte das jóias e coroas que compunham o tesouro decidiram vender metade a um joalheiro de Toledo que as fundiu. A outra metade, até então descoberta, foi levada por um militar francês e vendida ao Museu Cluny, em França.
A restante parte do tesouro foi encontrada nos anos seguintes e vendido à Rainha Isabel II que o depositou na “Armería Real”. Posteriormente foram feitas réplicas, umas das quais exposta na Ermita de Guadamur, e o tesouro original foi vendido em peças.

Perto do local onde o tesouro foi achado ainda se podem ver ruínas do antigo mosteiro de Santa Maria de Sorbaces. Especula-se que o monges, fiéis depositários do tesouro visigodo, na eminência de serem atacados pelos árabes, decidiram enterrá-lo. E assim esteve até ao Sec.XIX.

Ainda em Guadamur, é imperdível um passeio até ao hito geográfico para desfrutar da vista 360ºC: Montes de Toledo, Serra de Gredos etc...e sugiro também uma paragem no Cerro del Bu.

Atenção: estes lugares não estão assinalados portanto não há outro remédio que pedir indicações aos transeuntes.
Castelo de Guadamur

Castelo de Guadamur
Cerro del Bu

*Pido disculpas a mis amigos por no respetar sus derechos de imagen. Cuando me vaya por ahí lo arreglamos con unas cañitas, vale guapos? Guillermo aka Presidente, Laura, Marijosé, Enrique, Juli y David (Aqui su blog).

Sem comentários: