quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Deus

Sabem aqueles que me conhecem que eu não sou amiga intima da religião. Estou igualmente convencida que Deus é uma invenção do Homem. Precisamos acreditar em algo transcendente, por isso, ao longo dos tempos fomos inventando mitos e entidades transcendentes. Antes de Cristo, o Homem já acreditava nos deuses e já tinha os seus rituais de culto religioso. Temo a Deus porque sou uma cobarde que não consigo cortar com a herança cultural. Desde criança que ouço dizer “Se fizeres isto, aquilo ou o outro Deus castiga-te”, logo é dificil ter uma opinião 100% firme e dizer que não existe porque isso, no fundo, é trair a minha cultura. E se depois existe e me castiga mesmo? Neste pensamento instintivo de defesa reside a cobardia...
Mas se me ponho a pensar racionalmente, chego à clara e irrefutável conclusão de que não existe. Em caso de que existisse seria um elitista, totalmente parcial, porque só olha para um lado. O outro lado, o das perpétuas injustiças, é constantemente negligenciado pelo seu olhar. Logo, chego á conclusão que Deus não existe mas é mais fácil para todos dizer que sim.

Não quero dizer com isto que em caso de necessidade não me volque a Deus. Acredito, também, que em caso de necessidade, faz falta acreditar am algo que nos transporte para fora da nossa realidade. Algo que transcenda o campo terreno porque a realidade que nos rodeia é demasiado dura. Nesse momento, preferimos elevar  o espírito e é quando alimentamos a fé.

Também devo de admitir que sinto uma certa inveja das pessoas que são crentes e que falam dessa Paz, dessa alegria e dessa companhia que encontram em Cristo. É sobretudo quando me dói cá dentro e a fé nos Homens escasseia que eu penso que a minha vida seria muito mais fácil e leve se eu pudesse dizer “olha oh Deus, agora ponho este assunto nas tuas mãos. Tu é que decides, ok?”.

Bom, não esperem encontrar no ultimo parágrafo deste texto uma conclusão brilhante. Senti necessidade de falar sobre este tema aqui no blog. Foi só isso.

Sem comentários: