quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Vila Algarve e a memória da PIDE


O Vila Algarve, no bairro da Polana, é um edifício elegante, decorado com azulejos algarvios e com as paredes de um amarelo tímido. Foi construído em 1934 e ampliado posteriormente em 1950.

Quartel-general da PIDE em Moçambique,  o " Vila Algarve" é testemunho de um período sádico e macabro da História do espaço lusófono, tal como testemunha o poema "Vila Algarve" de José Craveirinha.

Intrigada com tamanha beleza proporcional ao abandono decidi indagar. Contaram-me que o edifício está vetado ao abandono desde há muito tempo e que corre a viva voz que nele vivem fantasmas. Por esse motivo não foi ocupado pela Ordem dos Advogados de Moçambique que o comprou há mais de 4 anos.
Ainda mais intrigada decidi pesquisar no google fontes que me pudessem trazer alguma informação fidedigna e terrena. Descobri então uma série de blogs com textos escritos por gente igualmente fascinada pela beleza do imponente edíficio. Segundo pude entender, o "Vila Algarve", considerado actualmente de interesse público, está habitado por moluenes- crianças de rua e marginais. Existem algumas propostas que visam a reabilitação do edíficio e conversão num Museu de memória.

Bom, eu não sei se existe ou não vida paranormal lá dentro. Posso apenas afirmar que vi alguns dos seus novos habitantes a deambularem pelo telhado e um deles até me disse adeus! Talvez sejam estes os "fantasmas" a que a sociedade moçambicana se refere. Só assim se justifica como é possível olhar para o lado, passar de largo e ignorar este colosso urbano (e histórico). De momento não avistei outro tipo de fantasmas mas como há tanto, tanto, tanto lixo nas redondezas o que eu vos posso garantir é que o cheiro por ali é qualquer coisa de outro mundo....




Sem comentários: