sábado, 29 de dezembro de 2012

Passeio pela Baixa de Maputo I



Baixa de Maputo I:



Descendo pela Avenida 24 de Julho e girando à esquerda, depois de muito caminhar, cheguei à Avenida Samora Marchel. Aqui, há uma Praça de grande dimensões onde estão 4 dos edificios mais emblemáticos de Maputo.



Em frente ao Hotel Pestana está a Catedral Metropolitana da Nossa Senhora da Conceição, aka, Catedral de Maputo. Inaugurada em 1944 chama a atenção a torre de 61m de altura.





Ao lado, na Praça da Independência está o edificio do Conselho Municipal de Maputo que me recorda a Câmara Municipal do Porto. É um edificio clássico projectado pelo arquitecto Carlos César em 1947. E no centro da Praça está uma ostentuosa estátua de Samora Marchel apontado o dedo aos seus subdictos.







(Tive muita dificuldade em encontrar informação sobre ambos edifícios portanto quase tudo o que escrevi é uma cópia quase exacta das poucas linhas que aparecem na net.)



Mesmo ao lado, à esquerda, está o Francomoçambicano, um espaço muito agradável, sede da cultura francesa em Maputo. Situado num edifício de principios do séc. XX, na entrada está uma loja de moda inspirada nas matérias -primas moçambicanas (a meu ver é tudo bastante caro embora muito bonito TUDO) e uma livraria. Em frente está a recepção e uma sala de exposições e do lado esquerdo um bar com esplanada onde apetece estar toda o dia. Não tomei nada porque o meu orçamento nestas visitas de reconhecimento de terreno consiste nuns míseros 10 ou 15 Meticais (< 0,50€) mas o jardim tem umas sombras muito agradáveis.






E logo depois está a Casa de Ferro, um curioso edifício que um teimoso governador português "afectado" pela febre da modernidade parisiense mandou fazer aos estúdios do conhecido engenheiro Gustave Eiffel. Ninguem previu, nem mesmo o famoso Eiffel, que com o clima africano, a casa seria inabitável. Assim, jamais foi utilizada como residência do Governador, tendo sido ocupada por diversos organismo. Foi, inclusivé, mudada de sítio. Hoje em dia alberga a Direcção Nacional de Cultura.


Sem comentários: