sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Guimarães

Guimarães: Capital Europeia da Cultura 2012

Cada dia da minha vida que não visitei Guimarães foi um dia perdido.

                                            

Guimarães é encantadora e todos os portugueses devem sentir-se honrados por ter uma cidade tão bonita e simpática como berço da Nação. É igualmente uma digna representante da cultura europeia. Para os mais distraídos Guimarães é Capital Europeia da Cultura 2012 e o seu centro histórico magnificamente bem conservado foi reconhecido Património Cultural da Humanidade em 2001.

É uma cidade pequena portanto em poucas horas ficamos a conhecer os principais pontos de interesse cultural. A maioria das lojas fecha às 19 horas e no Inverno as ruas ficam desertas assim que o Sol se põe. Para os amantes dos sapatos vale a pena dar um passeio pela Rua Gil Vicente. Está cheia de sapatarias com sapatos Made in Portugal muito bonitos e de qualidade.

Se se perderem melhor! Metam conversa com os locais porque são muito afáveis.  Parece que estiveram toda a vida à nossa espera para nos poderem explicar com toda a dedicação as informações que necessitamos. Além disso cuidam-nos muito. Advertem com ar paternal as zonas onde devemos e não devemos ir à noite. Embora a mim me tenha parecido que Guimarães é uma cidade 100% segura. Não creio que haja más pessoas em Guimarães.

Logo no Largo 25 de Abril está o Centro de Boas-vindas aos Visitante. Deram-me mapas e sugeriram-me alguns hostales com as características que eu procurava.  Foi então que tive o enorme privilégio de conhecer a Teresa e ficar hospedada no novíssimo Hostal Vimaranense. O Hostal abriu em Maio e está situado num edifício restaurado no centro histórico (a 10 passos do teleférico e a 200 metros do Castelo de São Mamede). Só havia 4 hóspedes portanto fiquei sózinha num quarto com 8 camas e dormi em lençóis de linho feitos numa fábrica que está a 6 Km da cidade. Pela manhã tive direito a um pequeno-almoço com bolinhas fresquinhas e um croissant divino. A Teresa, que há cerca de 1 ano ficou desempregrada e por isso decidiu abrir o Hostal, foi realmente muito amável. Fez a gestão da minha reserva para outro Hostal em Braga e ainda me deu boleia até à estação dos autocarros (Estação de Camionagem, no dialecto local).

O facto de serem Capital Europeia da Cultura não lhes subiu à cabeça. Assim, os preços mantém-se muito baratos. Atrevi-me, pois, a comer na Praça de S.Tiago, num entorno medieval e solarengo, porque o menú turístico com tudo e mais alguma coisa custa apenas 10€. Pedi Rojões à Moda do Minho e, embora estivesse muito, muito bom, acho que nos próximos tempos não quero repetir nada assim. É o tipo de comida para "homens de barba rija"!

A não perder o Largo da Oliveira e o Padrão do Salado, conhecido ultimamente entre os portugueses por deixar a todos de boca aberta num anúncio da Super Bock. E depois, claro está, o Paço dos Duques e o emblemático Castelo de S.Mamede, símbolo-mor da Identidade portuguesa. Pelo meio igrejas lindas e recantos muito particulares tais como o Largo 25 de Abril e o Largo do Toural. Não andei de teleférico porque me pareceu todo o entorno tão romântico que seria um desperdício apreciá-lo sózinha.

Guimarães e os vimaranenses foram a surpresa turística e humana mais agradável que tive nos últimos tempos. Só tenho aspectos positivos a apontar e fico mesmo chateada comigo por só agora conhecer este sítio tão especial e altamente recomendado: bueno, barato y bonito!



Uma, entre muitas estátuas de D. Afonso Henriques
Paço do Duque

Quarto de D. Catarina de Bragança, Paço do Duque

Largo da Oliveira
Padrão do Salado
                                     
Largo do Toural





Castelo de S.Mamede

Detalhe religioso

Sem comentários: