quarta-feira, 26 de maio de 2010

A importância de fazer listas



Há cerca de 2 semanas fiz um curso de Iniciação à Cultura Empreendedora.
Esperava algo mais intenso e direccionado para a cultura empresarial, ou seja, incentivo psicológico à criação de empresas e projectos que visam fugir à cultura de formigas no carreiro, que seguem um empresário forte que se vai tornando cada vez mais forte, rico e explorador.
Nada disso. O curso era uma formação coaching, i.e, reconhecimento e orientação das capacidades de cada um e respectiva aplicação na vida real de acordo com os sonhos e expectativas individuais.

Essencialmente tínhamos de fazer muitas listas.Listas de tudo e mais alguma coisa. Por exemplo: o que tenho de fazer esta semana, o que é para mim o dinheiro, o que é para mim o trabalho, o que me dá medo ao empreender, o que é que aprendi com o curso...
O formador, Sérgio Fernandez, defende que todos os anos temos de fazer listas de expectativas e obrigar-nos a colocar uma data. Não uma data limite como Maio de 2010, senão uma data concreta como Quarta-feira, 2 de Junho de 2010,10h da manhã.
Ora, estas listas, concebidas de forma tão detalhada criam alguma tensão porém é, também, esse o efeito pretendido. São uma forma simples e económica de pressionar o salto para o sucesso e bem-estar interior.

Há precisamente 1 ano enchi as páginas deste blog de listas e mais listas (lembram-se??). Congratulo-me por verificar que fui boa comigo mesma e pus mãos à obra. Congratulo-me ainda mais porque fui presenteada por alguns imprevistos muito bons. Claro que não fiz tudo a que me propunha e estou segura que nalguns casos foi porque não pus data mas, a maioria, foi porque sim ou porque não ou porque felizmente vamos vivendo, crescendo e mudando de sonhos e cenários.

Partilho agora convosco o meu T.P.C:
-encontrar um trabalho: Maio 2010
-Dar 54 beijinhos e 13 abraços aos meus sobrinhos: 29 Maio 2010
-Passear em Lisboa ao ritmo do fumo das castanhas assadas: Outubro 2010
-Visitar uma Ilha: 2010
-Inscrever-me na Pós-Graduação:Setembro 2010
-Inscrever-me no DELE: hoje
- Saudar as velhinhas da minha rua: todos os dias
-Caminhar no Retiro: 2x/semana
- Andar de balão de ar quente: -----

Sem comentários: