terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Museu de História Natural, Maputo



No Bairro do Museu está o Museu de História Natural de Maputo com uma arquitectura muito bonita e murais pintados pelo artista moçambicano Malangatana.

Fachada do Museu
O edificio recorda ora a Estação CP do Rossio, ora o Mosteiro dos Jerónimos. Inspirado no estilo manuelino foi construído em 1911 (sujeito a confirmação) para ser utilizado como escola primária. Nunca funcinou como tal e, em 1933, passou a ser ocupado pelo Museu Dr. Álvaro de Castro , actual Museu de História Natural.


Os jardins com frondosas árvores, estátuas de animais há muito extinguidos estão embelezados pelo silêncio e frescura que os rodeia e pela arte de Malangatana.

Jardim com mural de Malangatana


Gliptodonte no Jardim
 O interior desilude pela degradação dos “animais” expostos. Mesmo assim ficamos com uma ideia de como é a vida na savana africana e os diferentes animais que a habitam, quem come quem etc... De salientar as fotografias expostas na “savana” de artistas que souberam fotografar a Natureza em Moçambique.



O mais curioso na exposição do mundo animal é colecção de fetos de elefante, que apresenta a gestação do mamífero desde o 1º mês até ao 22º mês. O museu afirma que é uma coleção unica no mundo.



Pude conhecer o nome científico dos animais que me fazem suar de stress: Reptilia squamata sauria.



Incompreensivelmente há uma secção de Etnologia. Não vejo a ligação entre História Natural e Etnologia mas gostei de ver retratados alguns costumes religiosos, militares, gastronómicos, artístico de povos indígenas moçambicanos assim como a maior colecção de almofadas de madeira existente no país. Sem dúvida a parte mais interessante do Museu. 

Colecçao de almofadas de madeira

Deixa muito a desejar o estado de degradação a que os objectos etnológicos estão vetados, bem como algumas paredes e tectos das salas de exposição. Não haverá fundos para conservar o espólio do Museu? Mas se há dinheiro público para tantas outras coisas que não são de usufruto comunitário....



Bom, mudando de assunto, contou-me um dos hospedeiros que o museu recebe mais visitas às Terças-feiras, com a chegada dos cruzeiros de África do Sul, e aos Sábados quando os moçambicanos levam os petizes a visitarem os bichos.



A entrada são 50MT e os menores de 12 anos não pagam. A visita dura no máximo 2 horas. O Museu conta ainda com uma cafetaria e uma loja. Na loja vi pela 1ªvez à venda postais ilustrados de Moçambique.





 Etnologia

Sem comentários: