terça-feira, 5 de maio de 2009

O que estive a fazer na Macedónia?


Living la vida Loca é a resposta mais próxima da realidade que vivi na Macedónia. Não porque me tenha tornado numa adepta da vida nocturna e boémia mas porque foi mesmo uma loucura.Sinto que levarei muitos anos até digerir tudo o que vivi, vi, pensei e senti...

Oficialmente estive a participar num projecto de Serviço de Voluntariado Europeu(SVE), da Agência para a Juventude, da Comissão Europeia.

O SVE é um dos projectos incluídos no Programa Youth in Action que foi criado a pensar em todos os jovens da Europa. A máxima é promover a cidadania activa, solidariedade e tolerância.
O programa divide-sem em 5 acções distintas entre as quais as mais populares são o SVE e os intercâmbios juvenis. Todos os passos deste programa funcionam sob a índole da educação não-formal. O mais importante é que todos possam participar sem julgamentos, avaliações ou discriminações. Em suma cada um partilha o conhecimento que tem com a certeza de que, no final, terá mais competências mesmo que estas, só se tornem evidentes, muito tempo depois.

O meu projecto consistia na elaboração de uma revista para jovens de Skopje, a Revista Voices. É editada em Inglês, Macedónio e Albanês, na expectativa utópica de que um dia ambas as sociedades possam viver em comunhão.
O trabalho dos voluntários é escrever, editar e distribuir a revista.

Não me vou alargar muito na explicação daquilo que deverá ser um projecto SVE e...do que é, muitas vezes, a realidade,.
Apenas vos conto que vivi um sonho. Uma coisa linda...que foi abalada pelas minhas crenças num mundo mais claro e justo, sem corrupção.
As minhas memórias, dos tempos magníficos que passei na R.Macedónia não serão, a longo prazo, afectadas pelas coisas que vi e pelas quais me decidi insurgir por achar que não estão correctas.

Se o vosso sonho é viver fora de Portugal e/ou desenvolver projectos e/ou desenvolver competências numa área específica, não exitem. Aproveitem a oportunidade.
Não existe um mundo perfeito. Não aceitem tudo aquilo que vêm. Nem tudo é Cultura, nem tudo é tolerável mas se ficarem sempre no mesmo sítio à espera que algo vos aconteça a vida passar-vos-à ao lado....e passa tão depressa, tão depressa.

Se quiserem saber mais informações sobre SVE ou outros projectos do Programa Youth in Action consultem o site http://europa.eu/youth/
Ou contactem a Rota Jovem,uma associação portuguesa muito competente nesta área:
http://www.rotajovem.com/index.asp

O site da Associação onde estive, na R.Macedónia é:
www.vcs.org.mk
Do lado esquerdo a Revista Voices. Curiosidade:na Edição de Abril há uma reportagem sobre Lisboa.

Sem comentários: