sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O Amor a Portugal



A minha Pátria é a Língua Portuguesa

É
com estes famosos versos de Pessoa que vos dou a conhecer o surpreendente, também para mim, amor dos Macedónios a Portugal.
Comecei a escrever este post há mais de 1 semana porém faltam-me sempre as palavras para vos descrever o que tenho ouvido e visto.
São sentimentos de estupefacao e gratidão aqueles que sinto.
Imaginem a Faculdade de Filologia de Skopje,2 turmas de estudantes Macedónios cheios de vontade de aprender português. 1 Professora, cerca de 40 anos, que viveu no Brasil 1 ano e esteve apenas 2 vezes em Portugal, que tem a maior vontade de ensinar. Pelo meio 2 apresentações de 1 peça de teatro sobre a História de Portugal construída, em conjunto, por todos eles.Uma oferta colossal do Instituto Camões ao Departamento de Românicas da Faculdade(depois de muita persistência da Professora) e lotação esgotada nas aulas. Tudo isto em pouco mais de 1 ano.
Entretanto 1 jovem Macedónio,cerca de 30 anos,que gosta tanto de Portugal, embora nunca tenha visitado, que os amigos lhe chamam carinhosamente "Gustaf, o português". Insiste em tirar uma fotografia comigo e com a nossa bandeira. Este "português"não fala muito bem inglês portanto, mais uma vez, falamos a "Língua da boa-vontade". Entendemo-nos.
Também um Espanhol, actualmente a viver em Skopje, solicita a minha ajuda para aprender a "língua mais encantadora de todas"(palavras dele).Finalmente vai realizar um sonho: viver em Lisboa.
Pelo meio uma Moçambicana branca, cerca de 49 anos, casada com um Britânico. Viveu em 1001 países mas não abdica das ferias anuais em Portugal. As filhas, 11 e 15 anos, falam português fluentemente.
Também uma Professora de Inglês, bastante jovem, que há alguns anos decidiu estudar português numa escola particular. Está feliz porque finalmente conheceu alguém de Portugal. Também um australiano que, sabe-se la porquê, sabe falar português e sente um fraquinho pela nossa língua.
Sinto-me atraída por todos eles. Admiro-os. Perco-me em sorrisos de admiração e muitos "o prazer é todo meu" quando me dizem " que prazer que é conecer você. Eu goxto multo de Madredeus"
Sem saberem, estes seres deveras interessantes, ajudam-me a empreender o meu projecto pessoal: amar a Lusofonia, divulga-la e torná-la um projecto do MUNDO.
Aqui tão longe do abraço português é tão claro que "esta tristeza que trago foi de vós que a recebi".
Sou portuguesa. Concerteza!

1 comentário:

Anónimo disse...

Perante estas descrições tão animadas do amor pela lingua portuguesa e do qual não temos que duvidar;só uma questão se levanta,qual o motivo porque até hoje sempre que os nossos politicos (falam )na comissão europeia e em outras situações em que se dirijem a povos de outras nacionalidades não o fazem na nossa lingua?ate para incentivarem o uso da mesma?É na verdade uma lástima que não o façam.