segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Pheretima Hawayana


Não há só coisas boas a acontecerem por aqui.
Apesar da simpatia extrema de todos, de ser um pais civilizado,de todas as crianças irem escola (há imensas escolas na cidade), há muitos aspectos que requerem atenção urgente.
Se a Republica da Macedónia não tivesse o tal diferendo diplomático com a Grécia possivelmente seria um excelente candidato a entrada na União Europeia.
porem desde a total inexistência de Ecopontos em Skopje (talvez em todo o pais), não utilização de capacetes e cintos de segurança, passando pela ausência de infraestruturas para deficientes físicos, há uma serie de aspectos que deverão ser revistos porque comprometem Direitos Humanos e Desenvolvimento Ambiental.
O que vos vou contar de seguida compromete seriamente a saúde publica. Por todo o lado há cafés e tasquinhas com um aspecto andrajoso. Da ideia que algumas pessoas acordam de manha e pensam "tenho ali o meu quintalinho. Ponho la umas mesas, uso a minha velha frigideira com óleo acumulado por mais de 30 anos e abro o meu estabelecimento publico". A Tasca do Largo da Misericórdia, em Lisboa, ao pé de alguns destes estabelecimentos parece o Palácio de Cristal. Os funcionários da Asae aqui entravam em depressão.
Apesar destas contrariedades tenho sempre ouvido uma voz na minha cabeça a dizer "come e cala-te que e barato.não penses, não penses" porem há dias aconteceu algo que mesmo adoptando uma postura acéfala considero inadmissível: estava uma minhoca transparente na minha salada xopska e, por 5 segundos,não foi parar ao meu estômago. Decidi alertar o funcionário. Ajudou-me a controlar o nojo e no fim não paguei.
Aprendi a lição e a partir de hoje vou voltar a pensar enquanto como porque...só vou comer em casa!

Sem comentários: