terça-feira, 23 de setembro de 2008

Estava novamente enganada. Voltei a Txartxia sozinha (precisava comprar 1 pente, 1 espelho, 2 cadernos=70Den) e, finalmente, tentaram enganar-me. Numa banca um homem pediu-me 500Den por um rádio de plástico daqueles do chinês que custara no máximo 100den. Almocei um hambúrguer gigante e uma salada só por 110 Den e depois fui a "Cidade Universitária". O porteiro era diferente de todos os que vi até agora. Imaginem um homem gordo, com cerca de 30 anos, de fato de treino e sapatos pretos, pés em cima da secretária, musica rock aos altos berros e um pau a acompanhar os solos de guitarra. Sublime! Apeteceu-me abraça-lo pela peculiaridade. Foi impossível não pensar no porteiro do Liceu de Queluz. Um homem irascível a quem nos, pelas costas, chamávamos " Vesgo" ou "Coxo" ou simplesmente " parvalhão do ca#@!". Na Faculdade de Letras, (não e o nome real) conheci um anarquista, estudante de Filosofia, chamado Damian. Ajudou-me a encontrar o Departamento de Românicas (vou conhecer a professora de português em Outubro) e disse-me que conhecia Portugal por causa do Boom Festival, em Castelo Branco. Falou muito contra a Globalização e Capitalismo. Quando lhe expliquei que todas as minhas roupas estão preparadas para o clima Mediterrânico e, que por isso, morro de frio ele sugeriu-me imediatamente o "Rammstore Hall",o maior e mais internacional shopping de Skopje. Espero não ferir susceptibilidades mas, na minha opinião, os anarquistas são pessoas que usam o anarquismo como desculpa para não trabalharem e para não tomarem banho. Uma sociedade anárquica e uma sociedade injusta onde impera a lei do mais forte/desenrascado. Numa Democracia podemos expressar-nos, embora na maioria das vezes ninguém no ouça, mas existe uma ordem social. O problema não esta na Democracia mas no uso que fazemos dela: o chico-espertismo. Se todos cumprirmos com a nossa parte a Democracia chega para todos. E desta vez recuso a etiqueta de Utópica, sonhadora e iludida.
Oxalá não tivesse deixado em Portugal o portátil e o cabo da máquina digital. Há tantas coisas interessantes que gostaria de fotografar para vos mostrar

Sem comentários: