domingo, 28 de outubro de 2012

Viagens por mi España: Albarracín

Ao fim de quase 3 anos a viver em Espanha creio que chegou a hora de homenagear este país maravilhoso que me acolheu tão bem e me fez (quase) sempre sentir em casa.

Foram 3 anos em que aprendi a romper estereótipos sobre os nuestros hermanos (ou, em raras excepções, compreendi que os estereótipos existem por algum motivo...). Não poderia ser espanhola não só porque sou demasiado portuguesa e adoro ser-lo mas também porque há aspectos da cultura espanhola que repudio profundamente. Coisas que me fazem pensar “menos mal que isto não é nada comigo”.Creio que os 2 maiores erros que cometemos ao tentar interpretar a cultura espanhola são achar que eles são muito mais desenvolvidos que nós (e ricos e cheios de poder) e achar que em Espanha não há nada para visitar, nem para comer. Que exceptuando a Sagrada Família, os touros e o Flamenco,a Paella e a Tortilla, Espanha é um enorme vazio. Engamo-nos, meus amigos. Espanha tem algumas das paisagens mais bonitas que vi na minha vida, desde montanha, a planície, cidades históricas, praias com água de cor indefinida etc...Pensado nisso resolvi fazer um resumo dos lugares mais bonitos que visitei e que ainda não escrevi aqui sobre eles.

Começo por um dos meus preferidos: Albarracín


Adorei esta pequena aldeia na província de Teruel, comunidade de Aragão. Quando chegamos e a vemos ao longe, embutida na paisagem, não sabemos muito bem se é verdade ou se é uma miragem. Albarracín já foi eleita pelos espanhóis como a aldeia mais bonita de Espanha e é Património Unesco. A poucos quilómetros da aldeia, na Serra de Albarracín, encontra-se a nascente do nosso Rio Tejo. Acho sempre bonita a nascente de um rio, sobretudo se importante, mas sendo lisboeta e uma amantíssima da influência cultural do Tejo sobre Lisboa e seus habitantes confesso que foi para mim o mais emocionante da viagem a Albarracín. Vê-lo ali tão pequeno e saber que 1100 Km mais adiante é toda uma estrela....

Nascente do Rio Tejo, Serra de Albarracín


Nota: visitar a Casa de la Julianeta e comer queijo de cabra

Na mesma viagem visitei Teruel e Cuenca. Ambos muito bonitos mas aquém da pequena aldeia montanhesa.

Albarracín

Albarracín: detalhe de uma casa típica


1 comentário:

António V. Dias disse...

Tens que ver o "Dr. Jivago" para veres as bonitas paisagens que Espanha tem (foi filmado em Espanha e na Finlândia) ;)