quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vida de Avião



Enganam-se Vossas Excelências se pensam que para mim andar de avião ainda é uma tortura. Estou bastante mais tranquila. Claro, sinto sempre algum nervosísmo e quando vejo o avião parado na pista penso sempre "é este o malogrado" e quando tenho companheiro de viagem penso que talvez seja o último amigo que vou fazer na vida.Bom, há excepção disto estou praticamente adaptada à rotina dos aviões e já desfruto da quase totalidade da viagem o que me leva a reparar em pormenores que antes me eram indiferentes tais como a banalidade inerente aos aeroportos. No meu imaginário eram sítios mágicos, Torres de Babel e os sítios mais seguros do mundo. Constato agora que não passam de estações de comboio em hora de ponta, cheios de falhas de segurança onde abundam o excesso de tráfego e os sucessivos atrasos. Sobre as hospedeiras tenho a acrescentar que me parece que desempenham simplesmente tarefas de empregada de mesa portanto não entendo porquê tanta mariquice e sorrisos de plástico. por favor, sejam mais naturais e terra-a-terra (mesmo tratanto-se de aviões).

Mas o que me tira do sério é a pressa das pessoas para saírem. Calma pessoal, não é o comboio. Não se podem abrir as portas em andamento!!...Assim que o avião aterra desapertam imediatamente os cintos de segurança e põem-se de pé para tirarem a bagagem de mão (que se transformou em baús gigantes) mesmo após sucessivos avisos dos comandantes para permanecerem sentados. E depois ficam todos calados, com cara de caso, nos corredores estreitínhos, a olharem fixamente para o chão.As vezes o avião tarda mais de 5 minutos a abrir as portas.Ora imaginem se alguém se sente mal? Ou se eventualmente o avião tem de voltar a deslocar-se para outro estacionamento??

Tenham calma minha gente...Há que trazer de volta a magia dos aeroportos e convosco a comportarem-se assim como se estivessem no Carris 36 em hora de ponta é um bocadinho difícil, verdade??

Sem comentários: