terça-feira, 29 de junho de 2010

Espaços para as comunidades de leitores

Concordo que muitos dos crónistas, pseudo-jornalistas e outros, que escrevem nos jornais não passam de gente tendenciosa, com um discurso gasto e com duvidoso talento para a escrita. Quando os leio fico com uma sensação de cinzento invernoso e de não ter aprendido rigorasamente nada. Ainda assim congratulo-me por pensar que ainda existe algum critério de selecção nos recursos humanos, sobretudo nos jornais/revistas com maior prestígio. Ao ler os comentários anexos aos artigos, escritos por pseudo-intelectuais fico, normalmente, preocupada, com o estado e com o nível de cultura e lavagem cerebral da Nação. Em geral, nestes espaços dedicados aos leitores, abundam os lugares comuns e a fraca capacidade de reflexão individual.

Por exemplo hoje, ao dar uma vista de olhos pelos principais títulos, deparei-me com um artigo de um conhecido jovem humorista português. Gostei do que li, sobretudo pela capacidade de análise dos factos, um pouco tendenciosa, é verdade mas desculpável se considerarmos que se trata de um cronista e não de um jornalista. No entanto baixar a página não podia acreditar na ignorância e na violência verbal implícita nos comentários dos leitores.

Vamos lá a ser racionais. É um facto que a internet permite a qualquer borra-botas a possibilidade da ribalta - vejam o meu caso que com este blog me posso sentir super inteligente (a mais inteligente de todas) e posso ter os meus 5 minutos de fama semanais através dos mais de 1000 milhões de leitores que me visitam- porém sejam educados caros leitores-escritores dos comentários. Apelem um pouco mais ao vosso bom senso e deixem-se de pantominices e outras tretas. Usem o espaço que vos é concedido para contribuirem com algo útil à restante comunidade e leitores...

Obrigada

Sem comentários: