sábado, 6 de março de 2010

Olá, o meu nome é...hmm..não sei qual escolher




Chamo-me Sónia Filipa blá blá blá...e finalmente o meu 2ºnome tem utilidade (que não seja a minha mãe irada comigo na minha infância e adolescência a dizer sugestivamente "sónia filíííípa"...).

Os espanhóis têm nomes mais curtos e quando, normalmente, têm 2ºnome este é Maria (mesmo nos homens). O nome do pai vem a seguir ao nome próprio e depois, no fim, o da mãe. Como é uma sociedade igualmente machista o nome do pai também é o mais importante embora em toda a burocracia conste um espaço para colocar o 2º apelido.

Assim, nuestros hermanos, ficam surpreendidos quando vêm o meu longo nome(2 próprios+1materno+2paternos) . Explico-lhes que é normal.
Surpreendem-se sobretudo com a Filipa, depois da Sónia. E gostam! Por isso há muitos que o adoptaram. E ás vezes sou Sónia e outras sou Felipa ( com E, como os malditos Felipes flipados da nossa Dinastia Filipina).

E eu gosto muito! Não só porque gosto muito mais de Filipa e porque é engraçado mudar de nome aos 26 anos mas também porque me lembro da Filipa Vacondeus - do programa de culinária às 12h, quando eu estava na escola primária- e da mais genuína pessoa que conheci na faculdade e que amo de coração (gostar não chega) Filipa Cohen.


(Filipa Cohen)

2 comentários:

Anónimo disse...

A cozinheira da RTP chama-se Filipa Vacondeus!!!!!!!

Filipa Cohen disse...

:) Tem graça que tb me lembro sempre da Filipa, a cozinheira :)

Um beijo cheio de saudades***