quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Passaram 3 meses e 3 dias desde que cheguei a Macedonia.
Ultrapassados os dias de estar so (rejeito o termo solidao), o receio de me confrontar com o meu “eu” desconhecido, ter de gerir as minhas emocoes perante os outros, ter de comunicar sem ter outra hipostese , ter de confrontar-me com o meu lado mais timido e selectivo sinto que estou adaptada.
Nao sinto que faco parte da Macedonia porque, de verdade, nao faco mas sinto que a Macedonia ja faz parte de mim, para sempre. Sinto uma simpatia enorme por este povo de sorriso aberto e acolhedor.
Penso que nao e obrigatorio gostarmos de nos proprios todos os dias. Nao e vergonha dizer que vivo confrontos interiores na busca da minha auto-passividade. Por vezes odeio o espelho e a sociedade mas nao os culpo pelos meus desastres. Sinto agora maior simpatia por mim. Continuo sem compreender muitas coisas mas entendi que o tempo me vai ajudar a atingir os meus objectivos. Por exemplo, desisti de tentar decorar os rios, os vales, os lagos e as capitais dos 56 paises africanos. Tenho 25 anos. A esperanca media de vida para as mulheres da minha geracao esta fixada nos 81 anos . Tenho, portanto, 56 anos para aprender a geografia africana e tantas outras coisas que desejo aprender mas que nao consigo.
Descobri um prazer enorme em viajar e conhecer mundos. Todos os dias a minha lista de sitios a conhecer aumenta. Todos sao realizaveis. Talvez a Patagonia seja o destino que mais me preocupa pela nao-facilidade em conhecer quer pela distancia, quer pelos custos, quer pelo medo que tenho em andar de aviao.
Nao quero fazer balancos ao que ja vivi aqui. Provavelmente esta experiencia nunca me vai permitir quantificar os resultados. Sinto que o que aprendo aqui se vai prolongar por muitos anos alem do termino do projecto em Junho de 2009.
Agora vou regressar a Portugal. Quero ver a minha familia. Quero ver a minha cidade (em Bitola conheci uma americana que ja viajou por meio mundo. Disse-me que perante esse meio-mundo nunca conseguiu esquecer Lisboa).

Sem comentários: