O que em português significa “Um comunista em cuecas”, da autora argentina Claudia Piñeiro, é
uma obra que aborda o golpe de Estado na Argentina, em 1976, que depôs a
Presidente Isabel Perón e que levou a uma das mais duras dictaturas de que há
memória na América Latina, na última metade do séc. XX. Esta última opinião é
escrita com base em textos que li por aqui e acolí para documentar-me um pouco.
Não tenho demasiado conhecimento da História política latinoamericana para afirmar
qual foi a ditadura mais forte, repressiva ou assassina porque desde a minha
ignorância sobre o assunto todas as ditaduras que assolam o continente me
parecem abomináveis. As de antes e as de agora...
Piñeiro conta ao leitor que a história que nos vai
contar é também uma estória, ou seja, há factos que são reais e remontam à sua
infância, adolescência, família e memórias pessoais, e há factos que são
ficção. Deixa ao critério de cada um pensar o que é o quê e afirma que a
memória tem tendência a engrandecer ou a diminuir a importância
de uma vivência,segundo a influência que tenha
para quem a viveu. Pede desculpa se os factos não se passaram de acordo com o
que lhe conta a sua memória e justifica-se dizendo que os escritores são também
um bocadinho mentirosos.
Vou, pois, dar a minha opinião sobre o que li e
aprendi partindo do principio que tudo é verdade e não ficção porque, acredito
que devido à seriedade dos feitos que são tratados, a obra merece ser analisada
como descrevendo factos reais. Por uma questão de manter viva a memória
colectiva/Histórica. Sou uma sonhadora e gostaria que os humanos aprendessemos com
os nossos próprios erros, mesmo sabendo que a realidade é bem diferente. De
todos os modos a ditadura em Argentina a duras penas pode ser esquecida.
Gummer, o diferente
Claudia é uma rapariga de 13 anos, de Burzaco, Buenos
Aires, que divide as suas preocupações entre os verões passados na piscina do
clube social que frequenta juntamente com a família, as amigas e as famílias
das amigas, e a vã esperança de conseguir a atenção e aprovação do seu pai
Gummer, numa série de questões de caríz familiar, social, filosófico e
político.
Gummer é, contudo, um pai difícil não só porque não é
carinhoso, mas também porque é um pai diferente dos outros pais. Gummer é
comunista. Embora não seja aficionado do Peronismo, pressente o perigo dos
tempos políticos que se adivinham e não tem pudor em afirmá-lo perante a sua
família.
Cláudia sente-se confusa porque diante das suas
amigas jamais pode partilhar a opinião da sua família sobre os mais diversos
assuntos, nomeadamente políticos. Sabe que se os partilhasse isso poderia
representar um grande problema para os Piñeiro. Mesmo assim sente orgulho no
seu pai, um comunista diferente, um comunista em cuecas, incapaz de se
enfrentar aos grandes perigos que a causa reclama mas com convicção política e uma
forte consciência social. Gummer é, por assim dizer, um subversivo banana. O livro aborda, pois, a
questão da chegada da dictadura e adivinha o medo e a repressão que se viveram
nos seguintes sete anos.
Processo de Reorganização
Nacional e o roubo dos recém-nascidos
Chama-se Processo de Reorganização Nacional ao período
que durou a ditadura desde 1976 até 1983 mas pode também chamar-se simplesmente
“O Processo”. Foi dirigida por uma junta militar composta por comandantes de três
ordens militares diferentes que ao longo dos sete anos de governo foi mudada
quatro vezes. Este período é também conhecido como a “Guerra Suja” e
desenvolveu-se numa linha de terrorismo conforme a outras ditaduras militares
que vigoravam na América do Sul, como por exemplo, a de Augusto Pinochet no Chile e que, as “más-línguas”
contam que foram habilmente alimentadas pelos EUA. (Fonte:wikipedia)
Lembro-me de sempre ouvir falar que nestas dictaduras
sul-americanas as pessoas eram dadas como desaparecidas aos magotes. E muitas
delas eram atiradas com vida de aviões em mar alto, portanto os seus corpos
jamais apareciam. De acordo com alguns dados que li, durante os 7 anos d´O
Processo, na Argentina desapareceram de 8.000 a 30.000 pessoas e o mais grave foi o
roubo desmesurado de recém-nascidos e crianças. É também a este ponto que eu
quero chegar e partilhar convosco algumas histórias que conheci sobre o
sucedido e que me levaram a assistir a conferências e a ler um bocadinho mais
sobre o assunto quando ainda vivia em Espanha.
Na ditadura argentina eram considerados subversivos e
terroristas os comunistas ou aqueles que, embora não fossem comunistas, não
demonstravam ter afinidades com o regime. Muitas vezes também as famílias eram
consideradas farinha do mesmo saco
mesmo que não tivessem qualquer consciência política sobre o que quer que fosse.
Por isso, muitas pessoas tornaram-se injustamente reclusas e bastantes perderam
a vida. Entre os reclusos havia mulheres que ficavam detidas em centros clandestinos como a ESMA e o Campo de Mayo, até darem à luz. Depois, uma vez
que tivessem tido a criança, eram assassinadas e o regime apropriava-se das
crianças dando-as em adopções ilegais. Os recém-nascidos eram entregues a
casais que eram afim do regime e que, na maioria dos casos, conheciam a
proveniência da criança adoptada (há excepções).
Homenagem às mães torturadas- ESMA |
Asociación Abuelas de Plaza
de Mayo
A Associaçãodas Avós da Praça de Maio foi criada ainda durante o regime ditatorial por
mães de reclusas que procuravam saber notícias dos seus filhos e dos netos.
Não menosprezando toda e qualquer organização
destinada a defender os Direitos Humanos, esta é uma das organizações mais
poderosas e emocionantes que conheço, não pelo PODER
mas porque personifica as máximas querer
é poder e o amor move montanhas.
Na altura em que foi criada, estas mulheres não sabiam do paradeiro dos filhos.
Ainda não faziam a mínima ideia de que provavelmente tinham sido assassinados.
Queriam apenas saber onde estavam, se estavam bem. Algumas das filhas tinham
sido detidas quando já estavam grávidas, portanto, essas mulheres tinham também
a ânsia de saber do paradeiro dos seus netos recém-nascidos. Mas toda e
qualquer informação que chegava era em conta-gotas e censurada pelo Estado.
Além disso, era perigoso estar associado a um subversivo correndo o risco de se
ser considerado igualmente subversivo. Podem imaginar a angústia destas
mulheres? E isto sucedeu só há poucos mais de 30 anos...e a associação foi
criada nos primórdios da dictadura. Foram as primeiras a rebelarem-se contra o
sistema dictatorial de Videla e companhia.
Quando em 1983 a Democracia foi restabelecida, foram
investigados os crimes da ditadura e parte dos antigos dirigentes foram
condenados. Contudo, o roubo dos bebés não foi considerado como parte de um
Plano Sistemático do antigo regime, logo não foi contemplado na condenação dos
antigos dirigentes. Finalmente, em 1985, as imparáveis avós conseguiram que o
presidente Raul Alfonsín abrisse um processo de investigações, que com muitos
solavancos e traições por parte do Estado, dura até hoje. Dos presumíveis 500
bebés roubados, 108 já foram recuperados pelas famílias biológicas (dados de 2013).
Deixo-vos m link para que leiam alguns testemunhos de torturados:
http://www.desaparecidos.org/arg/centros/campodemayo/
Se quiserem ler outros testemunhos ou consultar outros dados desta HHHHistória arrepiante podem
consultar a página da Associação das Avós
da Praça de Maio www.abuelas.org.ar
Avós/mães 30 anos depois |
Na vizinha Espanha, muito antes que na Argentina se
roubassem os bebés das “comunistas-terroristas”, durante os anos que se
seguiram à Guerra Civil Espanhola (1936-1939) desapareceram cerca de 30.000
crianças. A maioria foi arrebatada às mães, mulheres que haviam defendido a
causa republicana e que por isso tinham sido presas. Mas havia outras formas de
obter crianças e mantê-las baixo tutela do Estado. Invariávelmente, tal e como
aconteceu posteriormente na Argentina, essas crianças eram entregues a casais
que defendiam e sentiam o regime ditatorial. Muitos sabiam da proveniência
dessas crianças, outros, quizás,desconhecessem.
O mais chocante no caso da Espanha é que o esquema de
roubo das crianças atingiu tamanha proporção que foi mantido de forma massiva
até meados dos anos 90, com alguns casos conhecidos já no actual século. E o
choque é ainda maior sabendo que os responsáveis são conhecidos, mas que
dificilmente serão punidos.
Nos últimos anos este tema começou a ser discutido
publicamente,de forma massiva,no seio da sociedade espanhola. Começaram a ser
conhecidos os meandros do tráfico de bebés e é, sem dúvida, um tema escabroso,
negro e sujo. Conhecem-se nomes dos médicos envolvidos, o nome da Irmã Maria
e das diferentes instituições que
estavam implicadas na rede mas a justiça continua a preferir olhar para o lado
e assobiar.
Em 2008, o juiz Baltazar Garzón* elaborou um
relatório onde detalha a forma como presumivelmente essas cerca de 30.000
crianças foram roubadas e entregues em adopção. Nesse
sentido, Garzón pediu ao Ministério, às instituições e aos juizes que investigassem
e reconhecessem os crimes que foram cometidos, tentando dessa forma reparar de
algum modo o mal feito, já que muitas das vítimas- crianças e progenitores-
ainda estão vivas. Incompreensivelmente, em 2012 Garzón foi acusado de
prevaricação e foi considerado inabilitado e
condenado a onze anos sem poder exercer como juiz, em território espanhol. Perdeu
igualmente e definitivamente o título de Juiz da Audiência Nacional.
* É conhecido, entre outros casos polémicos, pelo combate à
ETA, pela denúncia das dictaduras na
Argentina, Chile e pela causa contra Augusto Pinochet. Actualmente é assessor
no Tribunal Penal Internacional de Haya.
Imagem da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) |
Testemunhos e papel da
sociedade civil
Em Fevereiro/Março tive o privilégio de assistir a
uma das obras póstumas do meu amigo Álvaro.
Umas jornadas para a Memória Histórica, na Marabunta.
Assisti a várias sessões. Em cada sessão era discutido um tema, normalmente
vinculado ao franquismo. Numa delas, talvez a que mais me impressionou,
discutiu-se o tema das crianças durante o regime e a conversa arrastou-se até
ao tema dos bebés roubados até meados da década de 90. Foi então que um
assistente, sentado na primeira fila rectificou e disse com toda a segurança:
- Não, não acabou nos anos 90. Eu conheço um caso no
País Vasco, do ano 2011. O meu próprio caso.
Também li alguns testemunhos publicados nos jornais,
de crianças roubadas que conseguiram encontrar as suas famílias biológicas. Num
deles, uma mulher de cerca de 50 anos, contava que tinha sido adoptada por um
casal de meia-idade que não tinha tido filhos e que estavam preocupados com a
sustentabilidade na velhice. Essa mulher sabia que era adoptada. Jamais recebeu
amor por parte dos seus pais adoptivos. Desde pequena que lhe disseram que a
tinham adoptado para que ela os cuidasse quando eles fossem velhos. Quando ela
tinha cerca de 12 anos, o “pai” começou a abusar dela sexualmente. Mesmo assim,
ela esteve ao lado de ambos até que morreram. Quando conseguiu encontrar a
pista da família biológica, com a ajuda da Asociación para la Memória Histórica,
a mãe já tinha morrido, mas soube que esteve sempre à procura dela.
Nessas jornadas a que assisti, assim como em outras
coisas que li, pessoas com quem falei etc…fica implícito que a questão da
Memória Histórica e das crianças roubadas é um assunto inconveniente para
algumas facções da sociedade espanhola.
Rumoreia-se que um dos presumíveis implicados, antigo director de uma clínica
onde durante os anos 70 desapareceram vários recém-nascidos, é tio de uma
Ministra do actual governo. Há também outros detalhes sujíssimos que se
comentam entre dentes mas que não passam disso. O único que teve um grande par
de tomates para pôr o dedo na ferida, o juiz Baltazar Garzón, foi afastado das lides
jurídicas, acusado de actuar à margem da lei.
Esta é uma atitude típica da sociedade espanhola:
assobiar para o lado e esperar que a nuvem passe. Mas não vai passar. E é por
isso que eu acho tão importante a questão da Memória Histórica, seja em Espanha,
Argentina, Portugal ou em qualquer parte do mundo. É importante falar das
coisas que aconteceram em voz alta, sem medo. Lembram-se quando o Salazar foi
eleito o maior português de todos os tempos, seguido do Álvaro Cunhal, nesse
programa de qualidade duvidosa que passou na RTP. Porque é que essas aberrações
acontecem? Porque falamos do Salazar em voz baixa. Porque depois do Estado
Novo, não houve um tribunal de Nuremberga que
ajustasse as contas com os opressores. O mesmo acontece em Espanha. Os espanhóis
não querem nem ouvir falar de um ajuste de contas. A Guerra Civil e os “dois
bandos” estão demasiado enraízados nas pessoas. Mesmo aqueles que nasceram
muito depois e que têm ideias claras sobre política e História, vacilam na hora
de falar num ajuste de contas jurídico.
E enquanto isso os efeitos secundários vão continuar
a notar-se passem os anos que passem sobre esses anos negros da nossa História.
Poderia escrever muito mais sobre o assunto mas
sugiro que façam as vossas pesquisas e se informem por vossa conta e juízo
sobre estes acontecimentos tão escabrosos que assolam a Espanha e Argentina
modernas.
Deixo-vos alguns links de documentários que encontrei
no youtube. A maioria estão em espanhol mas acho que se pesquisarem bem
conseguem encontrar alguma coisa em português. Podem também clickar nos links que
deixei nalgumas palavras do texto. Todos vos levarão a artigos de jornal,
páginas informativas e documentários sobre os temas tratados.
Por último, gostaria de vos sugerir que vissem um
filme do qual gosto muito, com um dos grandes actores hispano-parlante, o
argentino Ricardo Darín e com Cecília Roth (Tudo sobre a minha mãe, de Almodóvar). Chama-se
Kamchatk e retrata de uma forma quase simpática a história de uma família
perseguida, logo no inicio da dictadura Argentina.
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