sábado, 31 de agosto de 2013

A curiosidade matou o gato...



Já há algum tempo que as noviças- raparigas que almejam ser freiras- e que vivem num convento aqui ao lado, me convidaram para ir assistir às aulas de música delas. Segundo as próprias, as aulas eram muito animadas porque cantavam ao mesmo tempo que acompanhavam com percussão (jambé).

Aceitei de bom grado, mas umas vezes porque o professor não veio, outras vezes porque elas estavam de férias, outras vezes porque eu me esqueci, fui adiando o projecto de assistir a essas aulas de música.

Hoje foi o dia! Para grande surpresa o padre que lhes dá as aulas é um padre ao qual secretamente eu chamo padre Mosquito. E explico porque é que o chamo assim. Há cerca de dois meses ele veio dar uma missa aqui ao orfanato. Como não tinha escapatória, assisti a essa missa e não me arrependo até hoje. Foi uma missa “tu cá, tu lá” e o Padre a certa altura, quando queria apelar ao bom senso das meninas, dizia-lhes:
- Vocês têm coração de pessoa ou coração de mosquito?
Querendo dizer que no coração delas cabe muito mais do que elas imaginam, e que têm de ser boas e portar-se bem etc...

O primeiro exercício na aula de música foi a leitura de uma pauta. Foi uma grande risada porque tantos as noviças, como as irmãs fazem batota. Em vez de lerem as notas directamente na pauta, escrevem debaixo os nomes das notas e vão lendo e cantado assim. Bom, quando já todas tinham lido a pauta e cantado as notas, o padre veio ter comigo e pediu que eu lesse. Eu expliquei-lhe muito encabulada  e vermelhona que não tinha ido para cantar, que cantar não é a minha vocação. Eu só queria assistir às aulas. Deixou passar mas não tardou em voltar e pedir que cantasse primeiro um Dó grave, depois um Mi e, finalmente, um Sol...Todas se estavam a rir de mim às gargalhadas.

No final da aula, deixei cair o assento de uma cadeira em cima da unha do pé...A curiosidade matou o gato e depois de me terem feito cantar em público já não volto a meter os pés (nem as unhas) nas aulas do padre Mosquito e das noviças malandrecas!

(Ah, e devo dizer que o analgésico mais eficiente para este tipo de pancadas tão sofregas nos pés é o tipico palavrão...como não pude soltar nenhuma verborreia de baixo nivel- não era o momento nem o local apropriado- garanto-vos que me doeu muito mais que outras vezes)

Sem comentários: