domingo, 2 de junho de 2013

Costa do Sol: Praia da Polana e os tubarões moçambicanos



Existe em Maputo, perto do exclusivo Clube Náutico, na Marginal, uma zona na água com esteiras de madeira em forma de rectângulo em avançado estado de degração.
Revelam-me as fontes orais e documentais que ditas esteiras serviam de protecção contra os tubarões no idos anos aúreos da Lourenço Marques.
Situado na antiga Praia da Polana as esteiras de madeira foram colocadas por volta dos anos vinte do século passado. Assim, os frequentadores do Salão de Chá (imponente edíficio desaparecido há alguma décadas) podiam desfrutar das pranchas de salto e de uns bons mergulhos a salvo dos temíveis tubarões moçambicanos.

Quanto a mim não posso deixar de sorrir com certa ironia ao pensar nessa bela mistura de tubarões com a classe alta. Também me vem à ideia uma comparação dos tempos idos com os tempos actuais. Se é verdade que antigamente aquele que quisesse molhar o pé no Índico da Marginal teria de ter cuidado com os tubarões, é ainda mais verdade que aquele que actualmente queira simplesmente desfrutar da vista à beira mar na Marginal terá de ter um par de tomates digno de um super-tubarão já que esta é uma zona da cidade- quizás a mais bela e apetecível- que infelizmente está totalmente abandonada e é sem dúvida um perigoso sítio de passo.

Para outros post ficam a História e as histórias da Costa do Sol, ainda sujeitas a investigações. Revelo, no entanto, que é uma zona da cidade que lhe atribuí uma beleza singular,apenas há meio século estava afastada da cidade e actualmente é zona de passo obrigatório para quem quer ir ao Mercado do Peixe ou simplesmente dar uma volta na beira-mar em Maputo. É também o reflexo da falta de civismo que vigora entre os habitantes de Maputo já que um simples passeio sem chinelos na areia fofinha da praia é um salto de kamikaze para os pés daquele que a isso se atreva.



Fonte:restosdecoleccao.blogspot.com/

Sem comentários: