sábado, 19 de dezembro de 2009

Igra bez granica*

*significa jogos sem fronteiras, em macedónio



Hoje é um dia histórico para a Macedónia, Montenegro e Sérvia.
Dia 19 de Dezembro de 2009 marca o dia em que, ambos os países, não terão de voltar a passar pelo processo humilhante de obtenção de Visto para viajarem para o espaço Schengen.
Não significa que haverá livre circulação de pessoas e bens. Na verdade trata-se apenas da abolição (termo perfeito para este contexto) da necessidade de visto turístico.
Até então tinham de se deslocar à Embaixada do país para o qual queriam viajar e passar por um longo e penoso processo onde, entre outras coisas, era necessário apresentar os extractos bancários. Pretendia-se que o viajante comprova-se que tinha recursos para ir, pagar hospedagem e voltar. Nos casos em que o viajante era convidado através de carta por alguém do país a viajar, o cicerone ficava responsável pelo comportamento cívico do seu convidado.

Não imaginam como todo este processo influência de forma atroz e perigosa a mentalidade dos povos que vivem prisioneiros no seu próprio país sem, no entanto, terem cometido qualquer crime.
Criam-se monstros culturais. Várias vezes ouvi jovens macedónios com discursos dignos de um diácono retrógado e cinzento. Indignei-me de todas as vezes porém, entendo, também que não podem pensar de forma diferente porque toda a informação que lhes chega passou por um processo de triagem, de “lápis azul” e, não têm, porque não lhes permitiam, comparar, informarem-se e perceberem, através do contacto com outras culturas, que o mundo não é como lhes foi pintado. Afinal há mais cores!

Por isso um bem-haja ao pseudo-primeiro-mundo por terém concedido o “favor” aos macedónios, montenegrinos e sérvios. Assim se constrói a verdadeira Democracia que nos impingem nos bancos das escolas.

Uma nota de descontentamento, solidário para com os povos da Bósnia-Herzegovina, Kosovo e Albania. Continuarão a ter de passar pelo mesmo processo humilhante.

E já agora porquê a ausência de notícias sobre o acontecimento nos Media ibéricos?

Para os xenófobos do costume, “acagaçados” com a enchente de imigração ilegal destes povos e, que utilizam como argumentos a crueldade das guerras balcânicas nos anos 90 e, consequentemente a crueldade do povo, peço que reflictam sobre a vergonha que foi a Guerra Colonial protagonizada por nós, poucas décadas antes e, que mesmo assim, continua a ser desculpada, mesmo por aqueles que não são apoiantes do Estado Novo.

Para os ignorantes que acham que estes povos são feios , com aspecto de deliquentes de guerrilha sugiro que façam pesquisas nos Arquivos Históricos para verem como eram o Joaquim, com ar de pastor analfabeto, e a Maria de lenço na cabeça e bigode proeminente.
Chegaram à Europa Central e América durante todo o século XX e, de facto, tinham muito mau ar mas na verdade, eram gente limpa e trabalhadora. Quando lhes foi dada a oportunidade pela qual lutaram conseguiram brilhar e com duplo mérito: ajudaram no Desenvolvimento dos países que os acolheram e, com as remessas e construções de vivendas colossais nas aldeolas, ajudaram o Desenvolvimento português.

Devemos permitir que todos tenham a mesma oportunidade. Querer e lutar por uma vida melhor é um Direito e um Dever de Todos!

P.S:Finalmente, acabaram-se os polícias com caras de cães feios e raivosos nas fronteiras destes países. Ufffaa. Só por isso já valeu a pena!


Fonte:www.travelblog.org

Lago Prespa, Sul da Macedónia

1 comentário:

Ofélia Queirós disse...

Afinal há qualquer coisa:
http://pt.euronews.net/tag/servia/