segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A hora do filme



A minha vida ainda se divide em 3 fases:

1)O pré-Macedónia;
2)Na Macedónia ( e no Mundo)
3)Pós-Macedónia

Na fase 1 (quando ainda sabia falar português fluentemente e conseguia escrever sem dar muitos erros ortográficos) estava bastante afastada do cinema. Às vezes via uns filmes mas tinha sempre outras prioridades. Uma palermice! O melhor era que quando via um bom jamais me esquecia dele.

Na fase 2 iniciei-me nos filmes sem legendas em português. Percebia menos de 30% do que se dizia e, por isso, prestava mais atenção à representação.
Nesta fase vi bastantes filmes alternativos da Islândia, Républica Checa, Macedónia...
Foi também nesta fase que o meu querido amigo Nenad Trpovski me deu a conhecer o Lisbon Story. Fantástico! Para mim um filme não muito interessante pela estória que retrata mas divino na forma como interage com Lisboa e a fotográfa.
Nesta linha é importante ver também o Fados, de Carlos Saura e Sostiene Pereira,de Roberto Faenza.

Na fase 3 tenho-me esforçado para pôr em dia a visualização de clássicos, conhecer novos realizadores e, sobretudo, reiniciar o prazer de usufruir de 2 horas relaxantes numa sala escura de cinema.
Vi o Elegia e amei. Vi toda a filmografia do Almodóvar e amei ( a Penélope Cruz é, sem dúvida, muito má actriz). Vi o Crush e amei (qual o caminho?).

Ontem fui pela primeira vez ao cinema com os meus formosos e soberbos sobrinhos e amei. É fantástico ver um filme pelos olhos de uma criança. Eles imaginam coisas e não têm receio de partilhar mesmo que seja uma verdadeira tontice! Com eles sinto sempre que o mundo é uma obra de arte e que eles são os artistas, que falam sem receios, nem conhecimento de causa. Apenas sentem e expôe.

Bem haja aos irmãos Lumiére e aos artista em geral!

2 comentários:

lolita disse...

Viva os sobrinhos também!!

João Pinto Costa disse...

Penelope má actriz????São gostos...Gostei muito do que li por aqui,visita o meu blog onde coloco os mails que crio e envio para meio mundo mais as respectivas respostas:

http://maildeumlouco.blogspot.com/

Acho que vais gostar.
Espero que te divirtas a ler.