terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Que venga Madrid!



Estou no terraço do El Corte Inglés de Callao, Gran Vía. Tenho Madrid a meus pés e um típico “chocolate con churros” à minha frente.

Não tenho palavras para descrever a surpresa agradável que está a ser a minha vida aqui. Gosto e pronto! E já não me imagino a viver noutro sítio.Não significa que todas as palavras bonitas que dediquei a Lisboa tenham sido em vão mas há sítios que nos caem realmente bem.

Madrid não é uma cidade incrivelmente bonitas, daquelas que nos ferem os olhos, mas é estupenda!

Embora da outra vez já tenha ficado com boa impressão, agora tenho a certeza que os que dizem que os madrilenos são, geralmente, antipáticos estão de todo cheios de má vontade para com eles.Eu,em 4 dias só conheci gente simpática e cheia de boa vontade.


Dizia o meu amigo Nzinga que em Espanha nos sentimos Deuses e é verdade. Em toda a parte me tratam por tu e nas lojas, ruas e cafés sou saudada com um valente “Hola guapetona, que quieres corazón, ãh, dime amor de mi vida??!!”


Os Homossexuais caminham na rua e são olhados com respeito mesmo quando levam os filhos pela mão. São famílias e isso é o mais lindo que há.

E as velhotas? Cheias de estilo. Calhou andar pelas ruas Domingo, depois da Missa e fiquei estupefacta com o desfile de casacos de pele e batôn vermelho, mesmo nas viúvas!

Contou-me o Guillermo que aqui há muitas ajudas para que os idosos não sejam excluídos de um estilo de vida activo. Gratuitamente podem ter aulas de música, inglês, baile, memória e, podem também, fazer excursões nacionais e internacionais.

De todas as coisas o discurso pessimista e de “velhos do Restelo” são o que mais me surpreendem. Pensava que em Espanha tudo era fiesta!

Não há, pois, razão para que tenhamos tanta dor de cotovelo dos espanhóis e fica reforçada a minha teoria sobre nós: somos quase perfeitos, só nos falta viajar.


Bom agora deixo-vos que vou dar mais passeios. Vou até à GranVia e depois ao Dia fazer compras lá para casa (uma casa suja e compartida com 6 pessoas de todo o mundo!!)

2 comentários:

lolita disse...

Que bom vir aqui ler isto.
Acho fantástico que tenhas a vontade e a coragem necessária para ir ver o mundo. Se alguma vez alguém criticar essa tua coragem é porque vive num mundo muito mais pequeno que o teu. Beijo

r i t a disse...

Quando escreveste este post ainda estavas, e suponho que ainda estás, na fase de descobrir Madrid!! E que giro que é isto e que fixe q é aquilo, chegará o tempo em que isso já não acontecerá...os espanhóis não tem a delicadeza portuguesa, de certeza q já ouviste um "no te entiendo" sem qualquer tipo de vontade sequer de tentar entender...em Portugal raras são as vezes que fazemos isso a um estrangeiro quando o vemos a tentar falar o nosso tão dificil idioma!!Não é qe sejam antipaticos, são brutos e indelicados...no inicio tb dizia q eram bue da simpaticos :X

Lá mais para a frente falamos para me confirmares isto :P