terça-feira, 18 de novembro de 2008

Direito de Antena


















Ha dias disse-me um amigo, de quem gosto muitíssimo, que me acha ,ainda, muito ligada a Portugal.
Subscrevo a opinião desse amigo. Embora seja impossível dissolver a minha ligação ao meu país e cultura, nos dias que passei fora da Macedónia reflecti sobre este tópico e conclui que está na hora de aceitar e adaptar-me a esta gente, costumes e país. Será o melhor que posso e devo fazer por mim. Não há programas de gestão de saudades, não há servico de encomendas de emoções, não há milagres. A haver um milagre terá de ser empreendido por mim. Portanto, eis-me aqui, a 4000Km de Portugal, a felicitar o meu novo povo.
Este é o meu desejo. Talvez, antes da globalização dos Media, fosse fácil realizar- só assim encaro a forma como a minha familia e antepassados sobreviveram a longos periodos de emigração - porém estamos no seculo XXI. Todos os dias abro os jornais portugueses e delicio-me, ou nem tanto, com as noticias do meu país.
De Portugal, não me apraz saber que os Professores refutam a possibilidade de serem avaliados. Não sei o que os move contra a ideia de terem um sistema profissional como todos os outros. Porque deverão ser privilegiados? Oxalá, a avaliacão no sector público já se fizesse há muitos anos. Oxalá a avaliacao dos Professores fosse uma prática antiga.
Poderia ocupar-vos durante uma tarde com histórias de professores que fui conhecendo ao longo da minha vida académica. Alguns pecam por excesso de incompetência e outros, posso afirmar, que foi um prazer ser aluna deles. Todos eles mereciam ser avaliados. Talvez assim se fizessem conhecer as suas reais capacidades. Talvez nós, os alunos tantas vezes irracionais, os pudessemos valorizar como eles são na realidade.
Estou a lembrar-me do Professor de Matemática do 9º Ano, Arsénio Rosa. Não era mau professor. Decidimos tomá-lo de ponta e fizemos-lhe a vida num verdadeiro inferno.Por outro lado, o professor de EVT do 7º Ano, pedia que o tratássemos por tu. Todos gostávamos da postura dele. Era cool ir ás aulas. Ele, amigalhaco, lá ia passando a mão pela perna das alunas mais formosas.
Custa-me saber, que algures numa escola do Cacém, a óptima e amiga professora de Alemão, está entregue a turmas de selvagens incapazes de perceber que teem diante deles um ser maravilhoso dotado de competências pedagógicas e humanas.
Por outro lado penso nalguns dos professores que tive na Faculdade. Pergunto-me porque teem um lugar ao Sol. Que fizeram eles para merecerem pseudo-formarem, com tamanha arrogância, estudantes do Ensino Superior? Por vezes basta recuarmos 1 ou 2 gerações para percebermos que estamos perante “peixe graudo”…Assim foi o avô, assim foi o pai, assim será o filho…

Congratulo-me, pois, com a persistência dos estudantes. Embora muitas vezes “os crescidos” não entendam porque nos manifestamos, porque lutamos. Muitas vezes, nem nós, sabemos porque o fazemos (confesso que participei em muitas manifestacões de estudantes deitada na minha cama, a dormir profundamente e a aproveitar o dia de folga).
Para as vozes que se revoltam contra estes jovens que teem o sonho…de qualquer coisa…(mesmo que seja o sonho de experimentar ir para a rua fazer uma pequena revolucão, o sonho de atirar ovos contra a parede das escolas ou mesmo que seja o sonho de ficar a manhã na cama) lembrem-se que foi com revolucões, com a organizacão das massas, que as grandes e justas mudanças no Mundo se concretizaram:os Direitos dos trabalhadores na Era da Revolucão Industrial, as Sufragistas,o Maio de 1968, o bendito 25 de Abril, a formacão de Portugal em 1143 etc...etc...
A Educacão é um Direito e tambem um Dever. Parece-me que estes jovens se manisfestam pelos Direitos. E se é um Direito aprender tambem é um Direito aprender com qualidade.
O meu coracao está com a “new-geracao rasca” .

Para que nao me chamem pro-anarquista deixo-vos um link relativo a uma cronica de Ricardo Araujo Pereira,onde este expressa um ponto de vista diferente do meu
http://aeiou.visao.pt/Opiniao/ricardoaraujopereira/Pages/OovodaCSCristovaoColombo.aspx

Sem comentários: